
A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem específica da matemática e pode estar ligada a um distúrbio hereditário, a uma alteração do Sistema Nervoso Central ou a outros fatores.
As crianças com esse problema não precisam obrigatoriamente ter um nível de QI baixo; ao contrário, podem possuir uma inteligência normal como todas as outras, o problema é específico com a matemática. Assim, elas podem perfeitamente freqüentar a escola.
A discalculia está relacionada com a dislexia e a disgrafia, pois a criança que apresenta esse problema (também chamada de discalcula) pode apresentar dificuldade para formar e interpretar símbolos, como interrogação, exclamação e outros.
Abaixo estão listadas algumas das dificuldades apresentadas por uma criança discalcula:
- Incapacidade para visualizar um conjunto dentro de outro maior;
- dificuldade em montar operações;
- incompreensão dos sinais;
- não consegue seqüenciar;
- dificuldade para entender os princípios de medida; e
- compreender o formato dos números se torna uma tarefa difícil.
Avaliação e tratamento
Como visto em postagens anteriores, além da discalculia, existem muitas causas que levam uma criança a desenvolver uma dificuldade de aprendizagem, como a dislexia, a disortografia e a disgrafia.
O início do tratamento de qualquer um desses problemas se dá com a realização de uma avaliação neuropsicológica com profissional especializado na área.
Após feita a avaliação neuropsicológica e confirmada a dificuldade, será preciso que a criança seja acompanhada por um psicopedagogo para que possa ser estimulada, pois o cérebro tem capacidade de aprender constantemente por meio da plasticidade feita pelas sinapses.