Dislexia: quando as letras e palavras não fazem sentido

O que é Dislexia?

A Dislexia é a dificuldade de aprendizagem mais comum de ser encontrada. Ela é um distúrbio genético que causa uma dificuldade na aprendizagem de leitura e escrita.

Uma pessoa disléxica de inteligência boa ou mediana percebe seu ambiente de uma maneira diferente dos demais, e sua atenção diminui quando confrontada com letras ou números. Devido a uma deficiência em suas performances parciais, sua percepção desses símbolos difere daquela de pessoas não disléxicas. Isso resulta em dificuldades ao aprender a ler, escrever e fazer aritmética

Os sintomas mais comuns são a troca da ordem de algumas palavras quando se lê e se escreve. O aluno também pode apresentar dificuldade na fluência e na soletração.

Além desses sintomas, a criança pode apresentar também déficits nas áreas de atenção e de matemática.

De acordo com a idade e desenvolvimento da criança, aumenta a dificuldade para diagnosticar a dislexia.

Principais sinais dentro de cada período escolar:

Pré – Escola

  • Quando na família já existe uma dificuldade parecida;
  • Ao pronunciar palavras mostra dificuldade;
  • Dificuldade em aprender temporalidade como dias da semana, meses e, também, para identificar lateralidade (direita esquerda);
  • Não consegue aprender músicas infantis que contenham rimas; e
  • Lembrar os nomes das letras também se apresenta como dificuldade.

Idade Escolar

  • Realiza leitura em voz alta lenta e cansativa;
  • É muito difícil entender o que foi lido;
  • Apresenta as tarefas incompletas e desorganizadas;
  • Quando está lendo uma palavra, sempre omite uma letra; e
  • Sempre faz confusão com as letras p, q e b.

Adolescência

  • Sente-se envergonhado ao ler em voz alta;
  • Geralmente não gosta de falar em público;
  • Desinteresse pela leitura;
  • Baixo desempenho em provas de múltiplas escolhas; e
  • Sua ortografia apresenta vários erros.
Ajuda e suporte

Se uma criança aparentemente inteligente apresentar problemas na escola para aprender a escrever ou ler, não se deve exigir que ela tenha o mesmo rendimento dos colegas. Ao invés disso, é importante fornecer a ela ajuda individual, específica e direcionada, antes que outros problemas secundários possam aparecer.

Para isso, a NeuroclinSP oferece um atendimento personalizado, desde a identificação do problema, por intermédio de uma avaliação neuropsicológica especializada para estabelecer e categorizar a dislexia, até o suporte psicopedagógico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: